- Área: 3932 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Eugeni Pons
-
Fabricantes: ALSASOL, Atlas Schindler, BURGER, CF CUISINE, FREGONESE, GALOPIN, GIAMBERINI & GUY, HUBER ELECTRICITE, IDE VERDE, LA SOLUTION ALU, LES PEINTURES REUNIES, LIEBERMANN, MADER, MEYER, PAUL HERRBACH, REGIO NETTOYAGE, ROMAN, SCHERBERICH, SINGER, SOMEGYPS, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta moradia para idosos está localizada nas margens do Reno. A situação excepcional do local nos permitiu virar as áreas comuns e circulação em direção ao rio: os moradores podem aproveitar a coreografia dos barcos que passam. O programa consiste em 25 casas de 50 metros quadrados, um restaurante em três seções, uma sala de informática, um ateliê, uma horta e um campo de petanca.
Tudo é organizado para fomentar as relações entre os moradores. Os espaços coletivos são tão generosos quanto possível, com abundante luz natural. Criamos lugares que incentivam intercâmbios e interação social. Eventos e sequências que convidam ao encontro pontuam as rotas.
A escada fica no centro do edifício, tornando-a inevitável. Em combinação com o amplo espaço central, convida ao movimento. No pavimento superior, o pátio traz luz do sul para o coração do edifício. O volume branco dentro parece suspenso; desconstrói o espaço vazio e gera certa estranheza ao todo.
O concreto vermelho, a terracota e a madeira produzem uma atmosfera benevolente. Lá fora, o prédio está envolto em alvenaria por todos os lados. Selecionamos um tijolo artesanal que não é padronizado, irregular e ocasionalmente deformado. As paredes captam a luz e enfatizam seu ambiente rústico portuário. O edifício se conecta à história do Reno.